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Design de Soluções

Postado  por Marcus Vinicius Lopes Lemos Postado em Marketing

Como superar desafios com criatividade

A correta aplicação dos conceitos de marketing traz um pacote de benefícios para as empresas, prevenindo uma série de contratempos ou gaps de identidade e reputação. Porém, muitas vezes, os problemas já estão presentes no cotidiano, e já comprometem a visibilidade e lucratividade dos produtos e serviços.

Em situações como essa o departamento de marketing precisa dirigir a atenção para os fatores que compõem esses problemas, e buscar soluções práticas para melhorar a imagem e competitividade da marca.

Problemas são onipresentes nas corporações. Tanto as menores e mais novas quanto as multinacionais centenárias encontram barreiras, que muitas vezes um pouco de criatividade e arrojo podem resolver. O premiado case do desenvolvimento das minipets por parte da Coca-Cola é um interessante exemplo de como o design pode ser a resposta para problemas mercadológicos.

Em lanchonetes e padarias normalmente o refrigerante mais conhecido do mundo custa significativamente mais do que seus concorrentes diretos e indiretos. Mesmo tendo em mãos a liderança de mercado, o nicho de pessoas dispostas a investir menos de dois reais em uma bebida refrescante é importante para a gigante das bebidas.

Após uma pesquisa de campo, foi constatado que a quantidade de 600ml era exagerada para as pessoas que compram o produto com o objetivo de consumi-lo junto com lanches ou pequenos salgados, e era comum haver sobras no vasilhame. Com esse resultado, a equipe de design criou uma embalagem menor, mais portátil e que acomoda significativos 250ml com o preço sugerido de um real.

Os resultados foram imediatos: para quem consome pequenas quantidades uma única garrafinha é o suficiente, já para os mais sedentos duas unidades custam apenas dois reais.

O sucesso desse caso só foi alcançado graças ao perfeito casamento da visão mercadológica com uma aplicação prática. Um problema comercial foi solucionado pelo departamento de design de embalagens.

Esse tipo de ação não está restrita a gigantes como a Coca-Cola. Todo empreendedor precisa estar disposto a inovar o seu produto ou serviço para se manter vivo no mercado e oferecer produtos diferenciados, que atendam o mercado e gerem rentabilidade e crescimento. Para isso, é essencial ter um departamento de marketing atento às mudanças de perfil de consumo, além da coragem para quebrar paradigmas.

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