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A Importância do Plano de Marketing

Postado  por Marcus Vinicius Lopes Lemos Postado em Assessoria de Marketing

Postagem inspirada no texto "How to Create a Marketing Strategy Plan" de Jim Mathers.

O Plano de Negócios já uma realidade dentro da maioria das empresas e é tido como uma etapa fundamental dentro do processo de estruturação de uma novo produto ou serviço. Porém poucos sabem que um Plano de Marketing é igualmente fundamental para um lançamento de sucesso dentro de um mercado tão vasto quanto o de hoje.

Um bom plano de negócios é orientado em obter e manter clientes. Tem caráter estratégico, considera números, fatos e objetivos. Um bom plano de marketing descreve as ferramentas e táticas que serão usadas para atingir os objetivos comerciais. Trata-se do plano de ação, que prevê o que será vendido, quem pode se interessar em comprar e como serão gerados os leads que eventualmente se converterão em clientes.

De acordo com o livro “The Marketing Plan Handbook” de Marian Burk Wood, “planos de marketing são documentos que devem concentrar conhecimento de mercado e estratégias e passos que devem ser tomados para atingir objetivos definidos por gerentes de marketing para um período predefinido”. Um plano de negócios não é uma planilha de atividades, um calendário editorial ou uma lista de campanhas.

Seguem abaixo quatro itens essenciais que devem ser abrangidos em seu plano de marketing antes de você executar qualquer ação:

1 - Considerar a situação atual:

o   Determine os recursos disponíveis;

o   Analise e mapeie sua abrangência de mercado;

o   Considere suas forças e fraquezas;

o   Analise oportunidades e ameaças;

o   Considere o ambiente competitivo;

o   Considere o panorama geral social, econômico, político e tecnológico.

2 - Desenvolva sua estratégia de marketing considerando:

o   Sua missão e visão;

o   Seus principais objetivos de negócios;

o   Seus objetivos de marketing;

o   A descrição do seu público-alvo;

o   O posicionamento da sua marca;

o   Seus diferenciais de negócio.

3 - Desenvolva um programa de marketing:

o   A mensagem dos seus produtos ou serviços;

o   Sua estratégia de preços;

o   Os canais pelos quais você irá se comunicar;

o   Sua estratégia de promoção.

4 - Determine as técnicas de gerenciamento, benchmark e processos de mensuração:

o   Caixa e recursos;

o   Fatores críticos para o sucesso;

o   Indicadores chave de desempenho;

o   Soluções de tecnologia

Defina o seu público-alvo

Desenvolver um parágrafo relatando o perfil do seu potencial consumidor é a próxima etapa. Você pode descrever estes leads segmentados por questões demográficas: idade, gênero, composição familiar, renda e localização geográfica. Pense você mesmo: os seus clientes são conservadores ou inovadores? Tímidos ou agressivos? Tradicionais ou modernos? O quanto eles querem o que eu ofereço? Qual o volume da demanda?

Se você é do segmento B2B, defina o seu público-alvo se orientando pelo tipo de negócios, cargo, tamanho da empresa, localização geográfica e qualquer outra característica que o torna um possível clientel. Não importa quem é o seu público alvo, esteja certo que esta parte é fundamental para que o planejamento se cumpra em forma de ações de relações públicas e campanhas de mídia.

Liste seus objetivos de Marketing

O que você pretende alcançar com suas ações? Espera um aumento nas vendas ou expandir a abrangência do mercado? A lista de metas é o principal parâmetro para o design do plano de marketing, acompanhamento das campanhas e mensuração dos resultados.

Desenvolva a estratégia de comunicação e táticas a ser utilizadas

O centro do seu plano de marketing, é a parte onde se define como alcançar os objetivos propostos anteriormente. Um bom plano de marketing visa cativar leads em todos os níveis do mercado. Algumas táticas de marketing, como propaganda, relações públicas e marketing direto tem potencial para atingir os consumidores mais distantes. Os mais próximos (que já conhecem a sua empresa, produto ou serviço) respondem melhor às campanhas mais pessoais, como mala-direta, programas de fidelidade, eventos ou visitas comerciais.

Para identificar o Marketing Mix ideal para sua campanha, saiba em quais canais de informação o seu público-alvo busca informações.

Defina seu orçamento

É fundamental separar um percentual do faturamento bruto da empresa como verba de marketing. Este tipo de organização permite que a intensidade da comunicação seja proporcional ao desenvolvimento da empresa. É o que toda grande empresa faz, e é o que deve ser feito pela sua empresa para ser grande também.

Estas são as principais etapas que compõem o plano de marketing. Com estas informações planificadas, sua empresa terá todas as condições para ser assertiva e pontual em suas estratégias evitando desperdícios de verba, tempo e material humano.

 

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